quarta-feira, 9 de março de 2016

O que eu tenho por lesbiandade

Decidi depois de tanto tempo escrever sobre isso, mas de um modo totalmente pessoal, por meio de vivência enquanto mulher lésbica, colocando também um pouco de conhecimento teórico.

Bom, vamos lá. Lesbiandade é um ato politico. Isso nós (que estamos inseridas no meio feminista) sempre falamos e ouvimos. Mas me pergunto, o que nós diríamos a outras lésbicas que não estão no meio feminista quando nos perguntassem: porque é um ato politico? Qual seria a primeira forma de apresentar a elas essa visão? Se a lesbiandade é um ato politico então todas nós somos politicas (o que é diferente de politizadas) ou só aquelas que têm acesso a teorias e informações acerca das mesmas?

Pois bem, pensando nisso nesses últimos dias a minha resposta hoje, depois de muito pensar seria: a lesbiandade é um ato politico em si porque amar mulheres, as desejar, voltar nossas energias para elas significa romper com tudo aquilo que o sistema heteropatriarcal espera de mulheres, ou seja, que sejamos heterossexuais e tenhamos nossas energias afetivas, românticas e sexuais voltadas para homens. A lesbiandade trás consigo uma carga politica porque se trata de mulheres se relacionando com mulheres. Se não o fosse, desde muito, mas muito antes de qualquer teoria, lésbicas não teriam sido perseguidas, apagadas e mortas na história. Não convém ao sistema heteropatriarcal que mulheres saibam que lésbicas sempre existiram, sempre foram perseguidas e sempre resistiram a todas as violências impostas por esse mesmo sistema. Seria imprudente, de minha parte, esquecer-me da história lésbica e de todo significado que trás em si: de quando lésbicas começaram a desenvolver sinais e signos para se reconhecerem, fosse pela forma de se vestir, por adereços, pelos modos comportamentais, por comunidades separatistas, etc, etc. Como não dizer que essas mulheres já não faziam politica ali? Como não dizer que um casal, quando sai de mãos dadas, não está fazendo politica pelo simples fato de que rompem com o sistema heteropatriarcal e mesmo que não saibam que aquilo que fazem é revolucionário? Essas mulheres, mesmo que não queiram, mesmo que não conheçam teorias, que não tenham acesso a elas, estão fazendo politica pelo simples fato de amarem mulheres. Eu não consigo desatrelar o fato de que lesbiandade é uma sexualidade¹ (porque envolve amor, desejo, afeto, respeito, etc) do fato que é um ato politico exatamente porque é um ato politico por se tratar de uma relação livre da heterossexualidade compulsória.

Agora, passemos a um outro ponto. O ódio aos homens. Como eu disse anteriormente, lesbiandade é a relação, o amor entre mulheres e é nisso que se centraliza. A partir daí existe um rompimento com homens, rompimento este que considero até certo ponto necessário à sobrevivência da comunidade lésbica. Dizendo que, a lesbiandade se centraliza nas mulheres, estou dizendo que lésbicas não odeiam homens? Não, apenas estou reforçando que lesbiandade nada tem a ver com homens e sim com mulheres. Quando eu vejo mulheres se assumindo lésbicas, eu, particularmente, me sinto feliz. Nós podemos nos assumir aos 8, 28, 53 anos, que isso não mudará o fato de que somos lésbicas porque então, nossas energias afetivas, sexuais e românticas se voltam exclusivamente para mulheres, o rompimento com homens é só um caminho até esse ponto. Agora, eu tenho que dizer certas coisas que ando vendo por aí. Bom, eu já disse que lésbicas se centralizam em mulheres: suas energias, seu afeto, seu sexo e que a partir disso a lesbiandade torna-se politica. Então, colocando um pouco o dedo na ferida eu digo que: lesbiandade não é cura para hetero cujo coraçãozinho foi despedaçado por homens ou para hetero que por algum motivo decidiu romper com homens. Eu não gosto quando começam certas frases com: “a lesbiandade não é só sexualidade¹” ou “a lesbiandade não é sexualidade¹”, eu concordo com a primeira frase, a lesbiandade é também um ato politico pelos motivos que descrevi acima e ignorar que lesbiandade se trata do afeto, romance e sexo entre mulheres é ignorar toda carga histórica-politica que a lesbiandade trás em si. Quando eu falo com mulheres heterossexuais que decidiram romper com homens, mas que entendem que a lesbiandade não é muleta, elas costumam se dizer celibatárias (ou seja, rompem totalmente com homens, seja afetivo, romântica ou sexualmente) voltando então suas energias afetivas para mulheres (se irão se descobrir lésbicas ou não, aí é outra história).

Ou seja, essas mulheres, celibatárias, compreendem que a lesbiandade  é uma sexualidade¹ e um ato politico em si, e compreendem o peso do ato politico em se assumir lésbica voltando-se para mulheres não apenas afetiva, mas sexualmente e romanticamente. Precisamos ter cuidado em nossos discursos porque estamos em guerra constante contra o patriarcado, lésbicas morrem todos os dias, sofrem estupros corretivos porque carregam consigo a politica do que é ser lésbica, rompem com o heteropatriarcado e se tornam vitimas porque amam mulheres, porque amar mulheres é crime, porque amar mulheres é imoral e pecaminoso. Nossos discursos devem alcançar lésbicas, assumidas ou não, presas à heterossexualidade compulsória, sim, dando a elas o significado de lesbiandade que é centralizar suas energias afetivas, românticas e sexuais para mulheres. Lesbiandade não se trata apenas de afetividade, não se trata apenas de romance nem tão pouco somente de sexo, lesbiandade são todas essas energias unificadas e complementando umas às outras.

Para mulheres que desejam romper com homens, que os odeiam (e acho isso totalmente legitimo, porque eu também sou assim) eu diria: você pode romper com eles, odiá-los (ou odiá-los e romper com eles), você pode voltar suas energias para mulheres, mas antes de assumir-se lésbica, lembre-se: a lesbiandade é um ato politico em si, não apenas porque rompe com homens, mas principalmente porque se trata de amar mulheres, lesbiandade não é clube de amigas que odeiam homens, lesbiandade se trata de mulheres que amam outras mulheres.

Por: A. Fênix.

1 - Quando falo em sexualidade não estou falando em identidade sexual e sim no fato de que existe afeto, desejo e sexo.

PS:Agradeço imensamente às leitoras que deram um feedback, isso é muito importante para nós!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário